A Saúde & Estética Oral adota uma metodologia diferenciada. Tudo começa na primeira consulta, quando o dentista realiza a avaliação da situação sistêmica do paciente. Chamada de anamnese, inclui a análise global da saúde oral e geral, sendo de suma importância para identificar se o paciente é portador de patologias como cardiopatias, gastrite, asma, diabetes, entre outras. Isso porque algumas doenças podem afetar diretamente a saúde oral. Neste momento são avaliadas também as medicações utilizadas continuamente pelos pacientes, pois muitas vezes essas interferem diretamente na cavidade oral, causando problemas como a diminuição de salivação (xerostomia), por exemplo.
É neste momento também que o paciente deve fazer suas queixas e dizer quais são os objetivos esperados com o tratamento. A avaliação clínica é realizada com o microscópio óptico, que amplia o campo de visão do dentista.
Na primeira consulta são solicitados exames radiográficos e/ou tomográficos que servirão junto com a avaliação clínica para definir quais as possibilidades de tratamento.
Na segunda consulta será explicado ao paciente em qual nível de prevenção ele se encontra, de acordo com a classificação de níveis da Organização Mundial da Saúde (OMS), que vai da 1 a 5 (Vide quadro abaixo). O objetivo final é manter o paciente sempre no primeiro e no segundo níveis de prevenção.